O município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, é a primeira cidade a implementar um sistema de gestão de cidades inteligentes na área de segurança pública. O projeto pioneiro é uma das soluções desenvolvidas pela Metropolys para a viabilização das smart cities.
A Metropolys contribuiu com o desenvolvimento do projeto Ponta Grossa Mais Segura, para atender a necessidade de se implantar o conceito Safe City, uma subcategoria dentro do ecossistema das cidades inteligentes.
Quando o assunto é smart cities, Ponta Grossa se destaca no cenário nacional. Há pouco tempo, foi apontada como uma das três cidades paranaenses que estão na Smart21 Communities of 2023, lista que seleciona anualmente as 21 comunidades mais inteligentes do mundo. Ao lado de Curitiba, e Assaí (Norte), são as únicas 3 cidades da América do Sul a concorrer ao título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo de 2023.
O CEO da Metropolys, Carlos Silva, afirma que Ponta Grossa é uma das primeiras cidades a entender o conceito de Safe City, o que confere a ela uma vantagem sobre os outros municípios no que se refere a cidades inteligentes. “É muito gratificante podermos ajudar o município nesse processo de transformação”, afirma.
A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, reforça a importância da tecnologia da Metropolys para transformar o município em uma smart city. “A tecnologia da Metropolys veio somar na medida em que integra sistemas e nós conseguimos ter visão da nossa cidade na palma da mão”, afirmou Tônia durante o evento Smart City Expo Curitiba 2023.